Por que o jejum é obrigatório na Sexta-Feira Santa



A Sexta-Feira Santa e a Quarta - Feira de cinzas são os dias em que a Igreja recomenda o jejum obrigatório. Mas porque fazer Jejum? Qual o objetivo disso?

Antes de tudo, devemos saber o que é o jejum: O jejum é a abstinência total ou parcial de comida e bebida (com exceção da água). O jejum, assim como a abstinência, é uma forma de penitência interior. O Catecismo da Igreja Católica define penitência interior como sendo: "A penitência interior é uma reorientação radical de toda a vida, um retorno, uma conversão para Deus de todo nosso coração, uma ruptura com o pecado, uma aversão ao mal e repugnância às mas obras que cometemos. Ao mesmo tempo, é o desejo e a resolução de mudar de vida com a esperança da misericórdia divina e a confiança na ajuda de sua graça. Esta conversão do coração vem acompanhada de uma dor e uma tristeza salutares, chamadas pelos Padres de animi cruciatus (aflição do espírito), compunctio cordis (arrependimento do coração)" (§1431).

Viu a importância do Jejum? É preciso que Deus dê ao homem um coração novo, pois este apresenta-se pesado em endurecido. jejum e abstinência de carne são o tema do Quarto Mandamento da Lei da Igreja: "Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe Igreja". Jesus nos recomendou o jejum e por isso todos somos obrigados a fazê-lo.

Durante toda a Quaresma é proposta aos Católicos o jejum, a oração e/ou a abstinência a fim de que estes possam experienciar os quarenta dias que Jesus jejuou no deserto. Durante esse período é proposto que se abstenham de comer ou fazer algo e que o dinheiro que sobre dessa abstinência seja entregue a boas causas. Nas Sextas-feiras da Quaresma pode ser proposta, por exemplo, a abstinência de carne, por esta ser um alimento mais pesado e tradicionalmente mais caro.

O jejum não é proposto a pessoas em condições especiais de vulnerabilidade: crianças, enfermos, viajantes, pessoas idosas ou muito fracas, e mulheres grávidas.

O jejum não deve ser encarado como uma imposição,, mas sim, como meio de responder a apelo de Jesus à conversão do coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado por comentar em nosso blog! É proibido palavrões e xingamentos. O seu comentário terá que passar por uma moderação antes de ser publicado. Obrigado, volte sempre e que o Senhor te abençoe!