Constantino fundou a Igreja Católica em 313?


Quem nunca ouviu dizer que a Igreja foi fundada por Constantino no ano de 313 d.C? Essa é uma das maiores objeções a Igreja Católica. Mas será ela verdadeira? Veremos que não.

Antes de tudo, quem foi Constantino? Constantino nasceu em 272 e foi imperador romano de 306 até sua morte em 337. Figura controversa, Constantino foi um dos últimos grandes imperadores romanos antes das invasões bárbaras. Uma de suas maiores obras foi a fundação da cidade de Constantinopla, que mais tarde seria sede do Império Bizantino.

Reza a lenda que em 312, Constantino e seus soldados estavam perdendo uma batalha, quando em uma noite, Constantino teve uma visão de uma cruz com o seguinte escrito: "In Hoc Signo Vinces" que traduzido fica: "Sob este signo vencerás". Foi então que o Imperador, que era pagão, pintou os escudos de seus soldados com uma cruz com as letra XP (como na figura ao lado). Constantino e suas tropas conseguiram então, uma vitória esmagadora sobre o rival, o também Imperador Magêncio, na Batalha da Ponte Mílvia.

Desde o principio da nossa era, os cristãos sofreram duras perseguições no Império Romano. Porém, quanto mais eram perseguidos, mais o número de cristãos aumentava. Depois desse sonho, Constantino se converteu e declarou em 313, junto com seu cunhado, o também imperador Licínio, no Edito de Milão a liberdade de culto aos cristãos, mas ainda o cristianismo não era a religião oficial do Império. A Igreja só foi oficializada no Império em 380, com o Imperador Teodósio no Edito de Tessalônica.

Vemos então que Constantino não fundou e Igreja, mas apenas deu liberdade de culto aos cristãos após se converter ao cristianismo. Existe, porém, mais algumas provas que a Igreja é muito mais antiga que Constantino? Claro. Vejamos:

Santo Inácio de Antioquia (35 - 107) escreveu em sua Epístola aos Esmirnenses: "Onde estiver Jesus Cristo, aí está a Igreja Católica". São Policarpo (69 - 155) também faz menção a Igreja Católica em uma carta. São Clemente de Alexandria (150-215) escreveu: Não só pela essência, mas também pela opinião, pelo princípio pela excelência, só há uma Igreja antiga e é a Igreja Católica. (Stromata 1.7. c. 15)

Outro testemunho é de São Cipriano, do século III: “Estar em comunhão com o Papa é estar em comunhão com a Igreja Católica.” (Epist. 55, n.1, Hartel, 614),E não há para os fiéis outra casa senão a Igreja Católica.” (Sobre a unidade da Igreja, cap. 4). Santo Irineu (130-202) também fala sobre a autoridade de Roma: “Com tal Igreja, por causa da sua peculiar preeminência, deve estar de acordo toda Igreja, porque nela foi conservado o que a partir dos Apóstolos é tradição.” (Contra as Heresias 3, 2).

Além disso, quando foi promulgado o Edito de Milão, a Igreja já estava no 32º Papa, que foi São Melquíades, que ficou no papado de 311 a 314. Como Constantino poderia fundar uma coisa que já existia? 

Jesus disse claramente que haveria apenas um pastor e um rebanho em João 10:16 e em Mateus 16:18 diz a  São Pedro: "E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela". Portanto, só deve existir uma Igreja e esta Igreja foi fundada sobre São Pedro. E que Igreja é essa? A Igreja Católica!

____________________________________________________________________________

Toda História: História Geral e História do Brasil - Volume único. Arruda, Jose Jobson de Andrade; Piletti, Nelson - Editora Ática

Constantino fundou a Igreja Católica?. CaiaFarsa. Disponivel em <http://caiafarsa.wordpress.com/constantino-fundou-a-igreja-catolica/>

Apostolado Tradição em foco com Roma - "Constantino fundou a Igreja Católica?". Disponivel em <http://www.tradicaoemfococomroma.com/2011/02/constantino-fundou-igreja-catolica.html>

A Igreja Católica foi fundada por Constantino? Veritatis Splendor. Disponivel em <http://www.veritatis.com.br/apologetica/igreja-papado/763-a-igreja-catolica-foi-fundada-por-constantino>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado por comentar em nosso blog! É proibido palavrões e xingamentos. O seu comentário terá que passar por uma moderação antes de ser publicado. Obrigado, volte sempre e que o Senhor te abençoe!