As cinco vias de São Tomás de Aquino.


São Tomás de Aquino foi um grande filósofo cristão do século XIII. Ele diz que é possível sim provar a existência de Deus usando a razão e para isso ele propôs cinco vias que provam a existência de Deus:

Primeiro motor imóvel: tudo o que se move é movido por alguém, é impossível uma cadeia infinita de motores provocando o movimento dos movidos, pois do contrário nunca se chegaria ao movimento presente, logo há que ter um primeiro motor que deu início ao movimento existente e que por ninguém foi movido.

Deus não foi criado por ninguém, ele sempre existiu é um ser infinito. Suas características se encaixam perfeitamente nessa primeira via. Ele é o criador de tudo, portanto o motor que deu início.

Causa primária: decorre da relação "causa-e-efeito" que se observa nas coisas criadas. É necessário que haja uma causa primeira que por ninguém tenha sido causada, pois a todo efeito é atribuída uma causa, do contrário não haveria nenhum efeito pois cada causa pediria uma outra numa sequência infinita.

Nunca chegaremos as causas infinitas, logo algo tem que ser a primeira, pois ela é causa das outras causas. Portanto é necessário uma causa primeira, que chamamos de Deus.

Ser necessário: existem seres que podem ser ou não ser (contingentes), mas nem todos os seres podem ser desnecessários se não o mundo não existiria, logo é preciso que haja um ser que fundamente a existência dos seres contingentes e que não tenha a sua existência fundada em nenhum outro ser.

Todos os seres do mundo são contingentes, ou seja, duram apenas algum tempo. Portando é necessário um ser que fundamente todos os outros e que é necessário por si mesmo. Isso chamamos de Deus.

Ser perfeito: verifica-se que há graus de perfeição nos seres, uns são mais perfeitos que outros, qualquer graduação pressupõe um parâmetro máximo, logo deve existir um ser que tenha este padrão máximo de perfeição e que é a causa da perfeição dos demais seres.

Os seres humanos são mais perfeitos que todos os outros animais, mas não é totalmente perfeito, mas existe algo que é totalmente perfeito, ou seja, totalmente bom e causa dos outros seres. Esse ser perfeito chamamos de Deus.

Inteligência ordenadora: existe uma ordem no universo que é facilmente verificada, ora toda ordem é fruto de uma inteligência, não se chega à ordem pelo acaso e nem pelo caos, logo há um ser inteligente que dispôs o universo na forma ordenada.

O Caos não gera ordem portanto o Universo não veio do Caos. Se ele não veio do caos, algo atuou em sua formação. Esse algo tem que ser totalmente inteligente e fora do Universo. Esse algo chamamos de Deus.

As cinco vias foram baseadas na filosofia de Aristóteles e mesmo com quase mil anos de existência nenhum grande filósofo ateu conseguiu refutá-las. Muitos tentaram, mas todos falharam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado por comentar em nosso blog! É proibido palavrões e xingamentos. O seu comentário terá que passar por uma moderação antes de ser publicado. Obrigado, volte sempre e que o Senhor te abençoe!