Chronos e Kairos


Nascemos, crescemos, envelhecemos e morremos. Essa é a ordem natural da vida e que foi estabelecida por Deus (Gn 3:19). Somos seres finitos, ou seja temos um fim. Assim é também com todo Universo. O cosmos está se expandindo e chegará um dia em que ele ficará frio e sem luz, logo, sem vida. Esse é o tempo Chronos.

Fora desse tempo, existe um outro, onde só Deus atua, onde ele tem o controle do tempo e do espaço. Esse é o tempo Kairos, onde não há inicio nem fim (não pode ser medido). Esse é o tempo certo, oportuno: o tempo de Deus. Chronos e Kairos, na mitologia grega, são dois deuses do tempo.

O tempo Chronos pode ser medido (em dias, meses, anos...) e é um tempo finito. Já Kairos não pode ser medido e é um tempo infinito pois um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. (2 Pe 3:8). 

Para Deus não existe passado, presente e muito menos futuro, pois ele não está no nosso tempo, mas fora dele. Assim Deus não pode dizer: Eu fui, Eu serei... ele deve dizer: Eu sou. Por isso, é isto Ele diz a Moisés, quando este perguntou seu nome: Eu sou aquele que sou (Ex 3:14). Também Jesus quando estava sendo interrogado pelos Judeus disse: Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou! (Jo 8:58). Dizendo isto, ele se igualou a Deus, o que causou raiva nos judeus.

Deus sabe de tudo, inclusive o que vai acontecer amanhã por isso nada O causa surpresa, diferente de nós, que estamos presos no tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado por comentar em nosso blog! É proibido palavrões e xingamentos. O seu comentário terá que passar por uma moderação antes de ser publicado. Obrigado, volte sempre e que o Senhor te abençoe!