São Malaquias nasceu em 1094 na Irlanda e logo cedo se tornou abade. São Bernardo diz que São Malaquias tinha um enorme zelo pela religião. Em 1132 foi ordenado Arcebispo de Armagh. Foi canonizado em 1190. A ele são atribuídos muitos milagres, mas é lembrado pelo dom da profecia. São Bernardo garantiu que São Malaquias disse que ele iria morrer no dia 2 de Novembro de 1148, e isso realmente aconteceu. Porém, ele é conhecido pela Profecia dos Papas.
O que é a Profecia dos Papas? São Malaquias ao visitar Roma em 1139, ele afirmou ter recebido visões e as suas interpretações compõem a profecia. Essa profecia designa a Sucessão Apostólica desde o Papa Celestino II (1143-1144) até o último Papa da Igreja Católica. A profecia contém 112 frases em latim, cada uma caracterizando um Papa.
De acordo com a profecia teríamos 112 papas desde Celestino II até o fim do mundo. O Papa Bento XVI era o de número 111, ou seja, resta apenas um.
A incrível precisão com que São Malaquias acertou todos os papas, faz com que algumas pessoas acreditem em sua profecia. Veja alguns nomes:
35 - De Sutore Osseo (Do Sapateiro de Ossa): Essa frase é atribuída ao Papa João XXII (1316-1334), que era filho de um sapateiro.
60 - De parvo homine (Do homem pequeno): Frase que identifica o Papa Pio III (1503) que se chamava Francesco Todeschini-Piccolomini (Pequeno Homem)
96 - Peregrinus Apostolicus (Peregrino Apostólico): Frase do Papa Pio VI (1775-1799) que teve que fugir de Napoleão como um peregrino. Morreu em Valença na França, bem longe de Roma sem nunca deixar o Papado (como os apóstolos que não recuaram na fé).
Os últimos papas da lista, também estão de acordo:
107- Pastor et Nauta (Pastor e Navegante): Atribuída a João XXIII(1958-1963), Papa que foi um dos mais amados da história, deixando a imagem de Bom Pastor. Foi Cardeal e Patriarca de Veneza a cidade dos navegantes.
108 - Flos Florum (A Flor das Flores): O Papa Paulo VI (1963-1978) tinha em seu brasão flores-de-lis, conhecida como a flor das flores.
109 - De Medietate Lunae (Da Metade da Lua): O nome do Papa João Paulo I (1978) era Albino Luciani (luz branca). Nasceu na província de Belluno (do latim bella luna). Foi eleito em 26 de agosto de 1978. Na noite de 25 a 26 a lua estava em “meia-lua”. Seu pontificado durou um mês, como o as fases da Lua.
110 - De Labore Solis (Do Trabalho do Sol). O beato João Paulo II (1978-2005) nasceu e morreu em dias de eclipses solares. Também foi o Papa que mais viajou ao redor do mundo, assim como o Sol "faz" todos os dias.
111 - De Gloria Olivae (Da Glória da Oliveira): O papado de Bento XVI (2005-2013) foi marcado pela paz. Ele disse que seu nome foi em homenagem ao Papa Bento XV (1914-1922) que não conseguiu evitar a Primeira Guerra Mundial (Bento XVI também não conseguiu ir até o fim como papa) Mas seu nome remonta a São Bento, que foi fundador da Ordem dos Beneditinos que tiveram uma ramificação denominada Olivetanos.
Depois de Bento XVI temos um escrito em latim sem número, onde diz: In persecutione extrema S.R.E. sedebit Petrus Romanus, qui pascet oves in multis tribulationibus, quibus transactis civitas septicollis diruetur,et Iudex tremêndus iudicabit populum suum. Finis (Então Na perseguição final à sagrada Igreja Romana reinará Pedro Romano,que alimentará o seu rebanho entre muitas turbulências, sendo que então, a cidade das sete colinas (Roma) será destruída e o formidável juiz julgará o seu povo. Fim.)
O último Papa segundo a profecia será Petrus Romanus (Pedro, o Romano ou Pedro II). Mas até hoje nenhum Papa usou o nome de Pedro, em respeito a São Pedro, apóstolo e fundador da Igreja Católica. A favor da profecia temos também, uma outra profecia, de um Monge de Pádua que lista os vinte últimos Papas da história. Essa lista também está de acordo com São Malaquias. Veja o que essa segunda profecia diz sobre o último papa: Ele chegará a Roma de uma terra distante para encontrar tribulação e morte.
Em contrapartida, a profecia só foi publicada em 1595 quando Arnold de Wyon o inseriu no seu opúsculo Lignum Vitae, ornamentum et decus Eccleslae (Lenho da Vida, ornamento e glória da Igreja), ou seja, durante cerca de 450 anos, isto é, desde São Malaquias (1148) até o opúsculo "Lignum Vitae" (1595), jamais autor algum fez alusão as profecias de São Malaquias; nem os historiadores medievais e renascentistas, ao escrever a Vida dos Papas, mencionam tal documento, que certamente deveria ser citado, caso fosse conhecido. Pode observar também que antes de 1590 os papas são identificados sem nenhum tipo de dúvida. Depois desta data, as frases em latim, fazem alusão a principalmente a personalidades dos papas.
A pessoas que defendem as falsificação da profecia afirmam que ela foi forjada para um conclave, mas sem sucesso. Eles tentaram eleger o Cardeal Simoncelli cidadão de Orvieto e antigo bispo desta cidade em 1590, após a morte do Papa Urbano VII, pois a frase para o Papa seguinte era: De antiquitate urbis (Da antiga cidade), isto é o Papa de Orvieto ("Urbs vetus": cidade antiga). Mas quem foi eleito foi o Cardeal Sfondrati, que assumiu com o nome de Gregório XIV. Tal profecia também vai contra os ensinamentos de Cristo sobre sua Segunda Vinda (Mt 24:36; At 1:7).
A posição da Igreja, sobre profecias apocalípticas, é a mesma do Quinto Concilio de Latrão (1516-17) presidido pelo Papa Leão X que promulgou um decreto importante: após recordar que existe na Igreja o carisma da profecia concedido pelo Espírito Santo, chamou a atenção para o perigo de se crer, sem discernimento, em tudo o que seja extraordinário; em consequência, o Concílio reservou à Santa Sé a tarefa de aprovar ou não revelações particulares antes que fossem dadas a público. De modo especial, proibiu o anúncio de alguma data para a vinda do Anticristo e do juízo final, visto que tal mensagem contraria todo o teor da pregação de Jesus: Este afirmou explicitamente que "não compete aos homens conhecer os tempos e os momentos que o Pai fixou com sua própria autoridade".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, obrigado por comentar em nosso blog! É proibido palavrões e xingamentos. O seu comentário terá que passar por uma moderação antes de ser publicado. Obrigado, volte sempre e que o Senhor te abençoe!