A "contradição" principal encontrada ai é a do pai de São José, pai adotivo de Jesus:
Em Mateus: E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo.
Em Lucas: Quando Jesus começou o seu ministério, tinha cerca de trinta anos, e era tido por filho de José, filho de Heli
Para Mateus, o pai de José foi Jacó enquanto para Lucas foi Heli e isso é uma contradição bíblica. Essa é a afirmação dos alegadores.
Só que para analisarmos um texto devemos ver em que situação e cultura o autor escreveu. Era comum os judeus colocarem avós como pais e netos como filhos. Outro costume, que existe até hoje, era o de chamar genro e nora de filho(a) e sogro e sogra de pai ou mãe. Era comum também excluir as mulheres das genealogias, pois elas eram vistas como submissas ao homem.
Porém as diferenças não param por aí. As duas genealogias são totalmente diferentes, principalmente depois de Davi. Nota -se portanto que não se trata da mesma família. Lucas, o evangelista historiador, fala bastante das mulheres em todos seu evangelho, principalmente de Maria, mãe de Jesus e de Maria Madalena. Lucas nos quer mostrar que José não faz parte daquela genealogia, pois ele coloca uma informação complementar a ela.: Jesus, ERA TIDO COMO o filho de José, e José de Heli.
No momento da anunciação do anjo a Maria, ficou claro que Maria era descendente de Davi: Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. (Lucas 1:31-33).
Como era comum não colocar mulheres na genealogia, Lucas então colocou José, mas escreveu ele não era pai de Jesus, mas pensava-se isso. Pelo outro costume da época, de chamar genro de filho, José era chamado filho de Heli, assim Heli seria sogro de José e não seu Pai. Mateus deixa bem claro que Jacó gerou José, enquanto Lucas não fala isso. Ele diz que José era filho de Heli, mas não que ele gerou. Portanto Heli era sogro de José.
Ainda pelo outro costume dos judeus de chamar netos de filhos, o versículo diz: ...filho de José, filho de Heli... Assim, Lucas poderia estar se referindo a Jesus como filho de Heli e não José, mas Jesus era neto de Heli. Lucas usou costumes do povo judeu e usou "filho" no lugar de "neto"
Portanto, a genealogia de Lucas é da família de Maria e a de Mateus de José. Não existe nenhuma contradição.
Gostei muito da explicação porem queria sabe se Maria:Mãe de Jesus era descendente de Davi?
ResponderExcluirLucas 1:31-33 prova como que Maria era descendente de Davi?